Aleitamento Materno

Aleitamento Materno

Instituído pela Lei 13.435 de 12 de abril de 2017, agosto é o Mês do Aleitamento Materno no Brasil.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OPAS/OMS):

Apenas quatro em cada dez (44%) crianças são amamentadas exclusivamente nos primeiros seis meses de vida.

O aleitamento materno reduz em 13% a mortalidade até os cinco anos de idade.

Quais são os benefícios da amamentação?

  • Evita diarréia
  • Evita infecções respiratórias
  • Fortalece o sistema imunológico
  • Reduz o risco de doenças alérgicas
  • Fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho
  • Protege a mãe contra alguns tipos de cânceres

A amamentação é recomendada até qual idade?

A amamentação pode durar pelo período que for desejado pela mulher e a criança, sendo que os dois primeiros anos de vida são os mais importantes para o desenvolvimento e crescimento da criança. O Ministério da Saúde recomenda que nos primeiros seis meses de vida a amamentação seja em livre demanda, ou seja, sempre que a criança pedir.

Você sabia que a amamentação é um direito garantido por lei?

Toda criança tem direito ao aleitamento materno e este direito está garantido no artigo 9º do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Art. 9º: O poder público, as instituições e os empregadores propiciarão condições adequadas ao aleitamento materno, inclusive aos filhos de mães submetidas a medida privativa de liberdade.

Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR):

Considerada referência mundial, a Rede de Bancos de Leite Humano é uma ação estratégica de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. No Brasil são 222 bancos de leite humano presentes em todos os estados brasileiros e, ainda, 217 postos de coleta.

Segundo informações da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), um litro de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. A depender do peso do prematuro, um (1) ml já é o suficiente para nutri-lo cada vez que for alimentado.

A doação de leite pode salvar muitas vidas!

Para mais informações sobre a doação de leite humano na Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR):

Ligue 136 ou acesse https://rblh.fiocruz.br/localizacao-dos-blhs para localização de Bancos de Leite Humano (BLHs) ou Postos de Coleta.

Algumas Dúvidas sobre o aleitamento materno:

Existe o risco da mulher que tem HIV passar o vírus para o bebê durante a amamentação?

Sim. As mães que sabem que são portadoras do vírus, ou que suspeitam, devem procurar um médico para realizar o teste e receber a adequada orientação e aconselhamento sobre como proceder.

Existe “leite materno fraco”?

Não. Infelizmente, algumas crenças familiares fortaleceram este mito na sociedade. É importante que todas as mulheres saibam que não existe “leite fraco”. O leite materno é um alimento completo para o bebê.

Durante o período de amamentação é necessário que a mãe tenha uma alimentação diferenciada?

Frutas, verduras e todos os alimentos que possuem nutrientes e vitaminas são necessários para compor a alimentação da mãe no período de amamentação. A ingestão de líquidos, como por exemplo chás e sucos, também são de grande importância. Sendo importante também dar preferência aos alimentos in natura, evitando alimentos ultraprocessados.

O leite materno é o único alimento que contém anticorpos e outras substâncias que protegem a criança de infecções comuns enquanto ela estiver sendo amamentada!

Facebook
Twitter
LinkedIn