Técnicas para aliviar o estresse
Cerca de 90% da população mundial sofre com estresse, segundo dados da OMS
(Organização Mundial da Saúde) e o Brasil é o segundo país do mundo com maiores níveis
de estresse relacionados ao trabalho, segundo levantamento da ISMA (International Stress
Management Association).
Vida corrida, rotina de trabalho exaustiva e compromissos da vida pessoal acabam desencadeando situações de muito estresse no dia a dia. Um estilo de vida estressado ocorre quando essas situações ficam cada vez mais presentes na rotina, podendo afetar a saúde mental e até mesmo física.
Alguns problemas que podem ser causados pelo estresse:
● Ansiedade
● Insônia
● Aumento da pressão arterial
● Dor de cabeça constante
● Dores musculares
● Fadiga
Sendo assim, cada vez mais, é necessário buscar técnicas para diminuir o estresse, incluindo algumas mudanças de hábitos na rotina que podem ajudar.
São essas:
● Praticar exercícios físicos: apenas 30 minutos diariamente já podem contribuir para redução do estresse. Os exercícios mais indicados são os aeróbicos, como caminhadas e andar de bicicleta. Praticar exercícios diminui a quantidade de cortisol, que é o hormônio ligado ao estresse e libera endorfinas, que promove o bem-estar, sendo muito benéfico para quem leva uma rotina estressante.
● Fazer exercícios de respiração ou meditação: inserir pausas para controlar a respiração no dia a dia, principalmente diante de situações estressantes. A respiração lenta desacelera o ritmo cardíaco, o que gera mais tranquilidade. A prática de mindfulness também é indicada nesses casos, pois estimula a consciência sobre pensamentos, sentimentos e sensações.
● Ter uma alimentação saudável: procure consumir alimentos ricos em ômega 3, pois melhoram o funcionamento do sistema nervoso, diminuindo o esgotamento mental.
● Manter os pensamentos mais positivos: valorizar as situações positivas que ocorreram no dia é excelente para renovar as energias e quebrar o ciclo de preocupações. Ficar produzindo pensamentos negativos gera mais ansiedade e estresse.
● Procurar ajuda profissional: profissionais como psicólogos e psiquiatras podem indicar estratégias, terapias e medicamentos que podem auxiliar no combate ao estresse, além de ajudar a lidar melhor com os problemas e como solucioná-los.
Atenção: não se automedique. Apenas profissionais especializados podem indicar o tratamento ideal para cada caso. A automedicação pode agravar o quadro.
Colocando em prática essas técnicas para diminuir o estresse, você pode evitar o desenvolvimento de problemas psicológicos, emocionais e até físicos.
Cuide do seu corpo e da sua mente! Insira hábitos na sua rotina para ajudar a combater o estresse no dia a dia!
No mês de setembro, conhecido como Setembro Amarelo, a sociedade se une para valorizar a vida e destacar a importância da saúde mental. Esse período
Na correria do dia a dia, muitas vezes deixamos de lado os cuidados básicos com a nossa saúde e bem-estar. No entanto, viver bem e
Lúpus é uma doença inflamatória autoimune, que pode afetar vários órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e cérebro. O nome científico da doença é
A Irídio Consultoria e Corretora de Seguros Ltda, inscrita no CNPJ nº 35352377000194 e registrada na SUSEP sob o nº 202002015, atua na atividade de corretagem de seguros referente aos produto de planos de capitalização, seguros de danos, planos de previdência complementar, microsseguros e seguros de pessoas.