Saúde ocular e excesso de telas

Saúde ocular e excesso de telas

O uso das telas e a saúde ocular: Tudo o que você precisa saber

Vivemos em tempos nos quais estamos o tempo todo conectados a algum dispositivos. Seja pelo celular, tablets ou computadores, vivemos sempre de frente para alguma tela e, muitas vezes, não nos preocupamos com quem mais auxilia nesses momentos: nossos olhos.

Por isso, o Dr. Roberto Murad Vessani, oftalmologista e credenciado Omint, nos contou tudo o que acontece com a nossa saúde ocular frente a esses displays e quais as melhores formas de se cuidar.


O que acontece com nossos olhos quando ficamos muito tempo de frente para uma tela?

Nossos olhos são estruturas sensíveis do corpo e trabalham para que a nossa visão esteja sempre nítida. Quando utilizamos telas pr0ximas ao rosto, como celulares, tablets e computadores, uma estrutura chamada músculo ciliar precisa se contrair para que possamos enxergar corretamente.

O que acontece é que existe uma contração continua por conta do esforço que esses tipos de displays exigem, e por isso nossos olhos podem sofrer algumas consequências.

Fadiga visual, desconforto, sensação de olhos secos ou mais quentes podem ser alguns dos sintomas quando o Uso é excessivo, principalmente porque, nessas situações, o reflexo do piscar, responsável por lubrificar a retina, diminui drasticamente. Enquanto normalmente piscamos de 40 a 50 vezes por minuto, na frente de uma tela próxima isso pode chegar a ser reduzido para apenas 10 vezes.


Como posso identificar que a minha saúde ocular está prejudicada?

Olhos doloridos, cansados ou irritados já podem ser um sinal de que a sua saúde dos olhos não vai bem. Visão turva, dificuldade para focar – principalmente ao final do dia – também são queixas normais de pacientes. Dor de cabeça e a falta de concentração também podem ser sintomas decorrentes do uso em excesso.


Qual o tempo recomendado de uso diário?

Quando possível, é recomendado que o uso não ultrapasse 4 horas diárias, ou os sintomas já podem começar a aparecer.


Caso eu precise passar do tempo recomendado, quais precauções devo tomar?

Sabemos que seguir as recomendações de 4 horas diárias hoje em dia é muito difícil em um mundo tão globalizado. Segundo o Dr. Roberto Murad Vessani, recomenda-se que a cada 20 minutos você olhe para o horizonte- pode ser uma janela ou qualquer ambiente externo – por 20 segundos. Isso ajuda a musculatura a relaxar e funciona quase Como um “alongamento” para os olhos. Ele também orienta que você faça pausas a cada uma hora e realmente se levante, alongue-se e permita que seus olhos descansem por alguns minutinhos antes de retornar ao trabalho.

Quais as melhores dicas para quem quer cuidar melhor dos olhos?

Além das dicas de pausar durante o trabalho, o Dr. Roberto Murad Vessani sugere que você dê preferência para TVs em seus momentos de lazer, pois ficam mais longe dos olhos. Deve-se ainda separar algumas horas da sua semana para passar em ambiente externo, pois esses espaços deixam nossos olhos mais relaxados.

Agora que você já sabe como cuidar melhor dos Seus olhos, que tal colocar em prática? Lembrando que é extremamente importante que, ao sinal de qualquer desconforto, procure um oftalmologista imediatamente.

Fonte: https://www.omint.com.br/

Facebook
Twitter
LinkedIn