O que é medicina preventiva?

O que é medicina preventiva?

A Medicina preventiva é uma especialidade que consiste em prevenir doenças ou lesões antes delas aparecerem e precisarem tratamento. O objetivo, é melhorar a qualidade de vida do indivíduo, aumentar a produtividade, reduzir absenteísmo, aumentar produtividade e diminuir gastos com medicamentos/utilização indevida dos convênios.

Tudo isso só é possível, por conta dos avanços na medicina, tendo em vista a identificação precoce e/ou prevenção de doenças/lesões, de modo a levar os indivíduos a viver mais saudáveis. Ou seja, a identificação das doenças nos seus estados iniciais, de forma a permitir um tratamento mais eficaz. Como se sabe, a grande maioria das doenças, possui um melhor prognóstico quando detectadas precocemente.

Para que a prevenção tenha o efeito desejado, é necessário que as pessoas se conscientizem da importância da visita regular ao médico, ainda que se sintam saudáveis. O médico durante as consultas de rotina, pode detetar alguns sinais suspeitos ou sintomas característicos de uma doença e desencadear uma investigação mais aprofundada. Daí a necessidade de realizar, com alguma regularidade, exames de rotina.

Se considerarmos que o estilo de vida atual (ainda mais com a pandemia!) está acarretando um conjunto de problemas para a saúde das pessoas, como por exemplo, o trabalho excessivo, estresse, sedentarismo, alimentação incorreta, ou seja, um conjunto de fatores que resultam que muitas vezes em doenças, facilmente conseguimos entender a importância da medicina preventiva.

Quer saber mais sobre esse e outros assuntos? Então siga a gente no nosso Instagram/Site

Facebook
Twitter
LinkedIn