Impacto da obesidade na saúde

A obesidade é uma condição em que o indivíduo apresenta excesso de gordura, que é medido pelo IMC (Índice de Massa Corporal), em conjunto com o cálculo da porcentagem de gordura corporal e medição da circunferência abdominal.

É uma doença multifatorial, que afeta a qualidade de vida e a longevidade dos indivíduos.
Segundo um estudo divulgado pela Lancet, mais de um bilhão de pessoas vivem com obesidade no mundo.

Entre os adultos, mais do que dobrou desde 1990 e quadruplicou entre crianças e adolescentes.

A estimativa é de que aproximadamente 60% dos adultos já têm excesso de peso no Brasil,
segundo a Pesquisa Nacional de Saúde PNS/2020.

Quais são as causas da obesidade?

A obesidade pode ser causada por muitos fatores, como genética, comportamento, metabolismo e ambiente. As principais causas incluem dieta inadequada, com consumo excessivo de calorias; sedentarismo, havendo um consumo maior de calorias do que gasto; fatores genéticos, como alguns tipos de variações genéticas; fatores metabólicos, como
resistência à insulina e síndrome metabólica.

Alguns sintomas da obesidade:

● aumento de peso
● cansaço
● falta de ar
● problemas de sono
● problemas de pele

A doença tem um grande impacto na saúde, sendo um fator de risco para várias outras doenças e condições graves, tais como doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, distúrbios metabólicos, câncer e distúrbios respiratórios.

Além dessas doenças, a obesidade também pode ter um impacto significativo na saúde mental, contribuindo para o desenvolvimento de depressão, ansiedade e baixa autoestima.

Prevenção e Tratamento
A prevenção pode ser feita de diversas maneiras, como manter uma alimentação balanceada, praticar exercícios físicos e até mesmo limitar o tempo de tela, principalmente para crianças e adolescentes.

Já o tratamento pode ser feito em várias etapas. Mudanças no estilo de vida e manter uma dieta saudável é muito importante, reduzindo açúcares e gorduras saturadas; aumentar a atividade física também, para acelerar o gasto calórico.

Além disso, o acompanhamento profissional é muito importante, de nutricionistas e psicólogos para ajudar nas mudanças dos hábitos alimentares e exercícios.

Dependendo do caso, pode ser necessário intervenções médicas, como a utilização de medicamentos ou a cirurgia bariátrica, que devem ser avaliadas sob supervisão médica. Ao entender os riscos associados à obesidade e adotar medidas preventivas, é possível reduzir significativamente o impacto desta condição e melhorar a qualidade de vida.

Cuidar do seu peso é uma medida essencial para cuidar da sua saúde!

redes sociais

Mais Posts