Aumenta em quase 1 milhão o número de usuário de...
Leia maisA obesidade é uma condição em que o indivíduo apresenta excesso de gordura, que é medido pelo IMC (Índice de Massa Corporal), em conjunto com o cálculo da porcentagem de gordura corporal e medição da circunferência abdominal.
É uma doença multifatorial, que afeta a qualidade de vida e a longevidade dos indivíduos.
Segundo um estudo divulgado pela Lancet, mais de um bilhão de pessoas vivem com obesidade no mundo.
Entre os adultos, mais do que dobrou desde 1990 e quadruplicou entre crianças e adolescentes.
A estimativa é de que aproximadamente 60% dos adultos já têm excesso de peso no Brasil,
segundo a Pesquisa Nacional de Saúde PNS/2020.
A obesidade pode ser causada por muitos fatores, como genética, comportamento, metabolismo e ambiente. As principais causas incluem dieta inadequada, com consumo excessivo de calorias; sedentarismo, havendo um consumo maior de calorias do que gasto; fatores genéticos, como alguns tipos de variações genéticas; fatores metabólicos, como
resistência à insulina e síndrome metabólica.
Alguns sintomas da obesidade:
● aumento de peso
● cansaço
● falta de ar
● problemas de sono
● problemas de pele
A doença tem um grande impacto na saúde, sendo um fator de risco para várias outras doenças e condições graves, tais como doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, distúrbios metabólicos, câncer e distúrbios respiratórios.
Além dessas doenças, a obesidade também pode ter um impacto significativo na saúde mental, contribuindo para o desenvolvimento de depressão, ansiedade e baixa autoestima.
Prevenção e Tratamento
A prevenção pode ser feita de diversas maneiras, como manter uma alimentação balanceada, praticar exercícios físicos e até mesmo limitar o tempo de tela, principalmente para crianças e adolescentes.
Já o tratamento pode ser feito em várias etapas. Mudanças no estilo de vida e manter uma dieta saudável é muito importante, reduzindo açúcares e gorduras saturadas; aumentar a atividade física também, para acelerar o gasto calórico.
Além disso, o acompanhamento profissional é muito importante, de nutricionistas e psicólogos para ajudar nas mudanças dos hábitos alimentares e exercícios.
Dependendo do caso, pode ser necessário intervenções médicas, como a utilização de medicamentos ou a cirurgia bariátrica, que devem ser avaliadas sob supervisão médica. Ao entender os riscos associados à obesidade e adotar medidas preventivas, é possível reduzir significativamente o impacto desta condição e melhorar a qualidade de vida.
Cuidar do seu peso é uma medida essencial para cuidar da sua saúde!
Aumenta em quase 1 milhão o número de usuário de...
Leia maisO Câncer de Próstata corresponde a 13,5% de todos os...
Leia maisO assunto suicídio foi por muito tempo considerado um tabu,...
Leia maisQuais os benefícios de optar por um seguro fiança? Optar...
Leia maisMais Coberturas para Beneficiários de Planos de SaúdeA ANS (Agência...
Leia maisA saúde da mulher durante a gravidez é de extrema...
Leia maisO mês de outubro é marcado por uma importante campanha...
Leia maisA Irídio Consultoria e Corretora de Seguros Ltda, inscrita no CNPJ nº 35352377000194 e registrada na SUSEP sob o nº 202002015, atua na atividade de corretagem de seguros referente aos produto de planos de capitalização, seguros de danos, planos de previdência complementar, microsseguros e seguros de pessoas.