Você tem sono de qualidade?
40% da população mundial possui algum tipo de dificuldade para dormir
– Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS)
73 milhões de brasileiros sofrem de insônia
– Dados da Associação Brasileira do Sono (ABS)
40% dos acidentes de trânsito acontecem por sonolência
– Dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet)
Quantas horas dormir?
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda 8 horas por noite. Porém, segundo dados da Associação Brasileira de Sono, 60% dos brasileiros dormem menos de 7 horas por noite.
Dormir bem pode aumentar a expectativa de vida?
SIM, segundo um recente estudo divulgado e realizado pelos pesquisadores do American College of Cardiology. Neste estudo foram analisados dados de 172.321 adultos nos EUA.
Os fatores analisados foram: dificuldade em adormecer no máximo duas vezes por semana, dificuldade em manter o sono não mais do que duas vezes por semana, duração ideal do sono sendo de sete a oito horas por noite, não fazer uso de nenhum medicamento para dormir e sentir-se bem descansado após acordar pelo menos cinco dias por semana
Nos fatores analisados, atribui-se 0 ou 1 ponto para cada fator analisado, até o máximo de 5 pontos, para indicar a qualidade de sono.
Os dados demonstraram que pessoas que tinham a qualidade sono melhor tinham 30% menos probabilidade de morrer por qualquer doença e até 21% menor probabilidade de morrer de doença cardiovascular.
Insônia
A insônia é a dificuldade de iniciar o sono, mantê-lo continuamente durante a noite ou o despertar antes do horário desejado.
A insônia pode estar associada a vários fatores, sendo que as causas mais comuns de insônia são: estresse, problemas clínicos, problemas emocionais, remédios e mudanças repentinas na rotina.
Outros Distúrbios do Sono
A Apnéia Obstrutiva do Sono é caracterizada pela obstrução da via aérea no nível da garganta durante o sono, levando a uma parada da respiração, que dura em média 20 segundos.
A Síndrome das Pernas Inquietas é caracterizada por agitação involuntária dos membros inferiores, mas que pode ocorrer também com os braços, nos casos mais graves.
Os distúrbios mais comuns do sono são insônia e apnéia obstrutiva do sono, porém existem mais de 100 distúrbios do sono.
Importante: Sempre que qualquer alteração no sono é notada, o indicado é procurar ajuda profissional, marcando uma consulta com o médico.
5 sinais que podem indicar sono de má qualidade
- Sonolência Diurna
- Perturbação de humor
- Fadiga ou baixa energia
- Acordar com dor de cabeça ou dor nos maxilares ou regiões auriculares
- Alterações da memória e concentração
Dicas para ter uma boa noite de sono
- Evite o uso de aparelhos eletrônicos antes de dormir
- Pratique atividade física regularmente
- Evite cochilos durante o dia
- Não tome bebidas com cafeína à noite
- No jantar, escolha uma alimentação leve
- Faça uma atividade relaxante antes de dormir, como leitura ou meditação
Cuide do seu sono!