O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) na data de 7 de abril de 1948 porque esta data coincide com o aniversário da OMS. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da qualidade de vida e da preservação da saúde.
E quando pensamos em nossa saúde, muitas vezes sabemos que não estamos dando a devida atenção a determinados aspectos, como por exemplo, nosso sono, nossa alimentação, a prática de exercícios físicos e até mesmo a nossa saúde mental. Porém, reconhecer que podemos fazer algo a mais pela nossa saúde já é um grande passo e precisamos seguir implementando melhorias dia a dia para o nosso bem-estar.
E para que você possa refletir sobre como está a sua saúde hoje, selecionamos algumas questões muito importantes e que merecem sua atenção.
Quantas horas você dorme por dia?
40% dos brasileiros sofrem de algum distúrbio do sono, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), sendo que determinadas situações podem ainda agravar o problema, como foi o caso da pandemia de COVID-19. Logo que as medidas de isolamento foram impostas pelo governo, a palavra “insônia” era a palavra mais procurada no google e a pesquisa por “remédio para insônia” teve um aumento de 130%.
É necessário dormir as horas recomendadas para a sua faixa etária, pois uma noite boa de sono pode lhe garantir muitos benefícios, como redução de estresse, melhora do humor, melhora da memória, fortalecimento do sistema imunológico e melhora do desempenho físico.
Além disso, é importante lembrar que uma noite boa de sono, além dos benefícios que traz à saúde, pode garantir também mais segurança à população em determinadas atividades e ações que são executadas com frequência em nosso cotidiano; segundo o DETRAN 20% dos acidentes de trânsito estão relacionados com indivíduos sonolentos.
Veja a recomendação diária de sono:
- Idosos (65 anos ou mais)
7 a 8 horas
- Adultos (26 a 64 anos)
7 a 9 horas
- Jovens adultos (18 a 25 anos)
7 a 9 horas
- Adolescentes (14 a 17 anos)
8 a 10 horas diárias
Você pratica alguma atividade física?
Para obter melhores resultados com atividades físicas é importante, em primeiro lugar, ter regularidade, pois é a prática regular que garante benefícios ao coração, ao corpo e à mente. Mas, praticar alguma atividade, ainda que sem regularidade, é melhor que nenhuma, visto que o sedentarismo é extremamente prejudicial para nossa saúde. Se você pratica atividade física sem regularidade, o ideal é que você aumente o tempo dedicado a estas atividades gradativamente. Vale lembrar que a atividade física traz também um enorme bem-estar emocional, melhorando a auto estima e até mesmo diminuindo os riscos de depressão.
Veja a recomendação da OMS para a prática de atividades físicas:
- Idosos (65 anos ou mais)
Pelo menos 150 a 300 minutos de atividade física aeróbica de moderada intensidade ou pelo menos 75 a 150 minutos de atividade física aeróbica de vigorosa intensidade ou uma combinação equivalente ao longo da semana.
- Adultos (18 a 64 anos)
Pelo menos 150 a 300 minutos de atividade física aeróbica de moderada intensidade ou pelo menos 75 a 150 minutos de atividade física aeróbica de vigorosa intensidade ou uma combinação equivalente ao longo da semana
- Crianças e Adolescentes (5 a 17 anos)
Pelo menos 60 minutos por dia de atividade física de moderada intensidade ao longo da semana, a maior parte dessa atividade física deve ser aeróbica. E as atividades aeróbicas de moderada a vigorosa intensidade, assim como aquelas que fortalecem os músculos e ossos devem ser incorporadas em pelo menos 3 dias da semana.
- Mulheres grávidas e no pós-parto:
Em relação às mulheres grávidas e no pós-parto é importante lembrar que àquelas que não tiverem contraindicações devem sim praticar alguma atividade física regular durante a gravidez e no pós-parto. A recomendação é de pelo menos 150 minutos por semana de atividade física aeróbica de moderada intensidade.
Você cuida da sua alimentação?
Os alimentos naturais podem melhorar o nosso bem-estar e ajudar na prevenção de muitas doenças. Porém, embora inúmeras pesquisas e estudos apontem os benefícios dos alimentos naturais, muitas vezes, em razão da correria do dia a dia ou até mesmo em razão de outros fatores, como falta de conhecimento em relação ao preparo de alimentos naturais, acabamos não dando a devida atenção à nossa alimentação. Deixamos então de consumir alimentos naturais e passamos a nos entregar aos alimentos industrializados, pobres em nutrientes e que quando consumidos em excesso, dependendo do alimento, podem trazer ainda riscos mais sérios à saúde.
Além dos benefícios que os alimentos naturais podem trazer à nossa saúde, diversas pesquisas e estudos apontam que a expectativa de vida aumenta sim quando cuidamos da nossa alimentação. Um estudo norueguês publicado na revista científica Plos Medicine, apontou que:
Aderir a hábitos alimentares saudáveis pode aumentar a expectativa de vida de uma pessoa em até 13 anos.
O estudo realizado apontou ainda que, quanto mais cedo, melhor! Por isso, trouxemos aqui algumas dicas que poderão ajudar no cuidado com uma alimentação mais saudável.
- Beba água
- Evite pular refeições
- Evite temperos prontos
- Mastigue bem os alimentos
- Aumente o consumo de frutas, verduras e legumes
- Se for comer fora de casa, dê preferência aos locais que fazem a refeição na hora.
O cuidado com a alimentação realmente tem um forte impacto em nossa saúde, assim como os cuidados com o sono e com a prática de atividades físicas. É importante lembrar que em determinados casos, além da vontade própria do indivíduo para melhorar cada um desses aspectos em sua vida, é necessário também procurar a ajuda de um especialista. Portanto, comece e dê o primeiro passo nos cuidados com a sua saúde! Com o tempo você conquistará resultados maravilhosos e que, sem dúvida alguma, vão melhorar o seu bem-estar e qualidade de vida