Um surto inesperado de gripe que parece Covid-19, mas não é…
Totalmente fora de época, por costumar aparecer no inverno, a nova cepa do vírus Influenza A, a H3N2 Darwin, está causando um expressivo do número de casos de gripe, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Nos últimos dias, muito temos escutado sobre o novo surto, que inclusive gera dúvidas e preocupações em toda a população. Por esse motivo, elaboramos esse material para esclarecer alguns pontos e, principalmente, te tranquilizar sobre sintomas, precauções, público-alvo, dentre outros:
O que é o vírus H3N2?
É um dos tipos do vírus influenza A, H3N2, um tipo sazonal. Circula entre os humanos desde 1968, quando houve uma epidemia em Hong Kong. Já em 2005, começou a circular pelo mundo.
Onde surgiu o vírus influenza A (H3N2)?
Surgiu em Hong Kong na década de 1960, e sofreu uma mutação na Austrália este ano, o que foi suficiente para aumentar a quantidade de pessoas infectadas em nosso país.
Quais são os sintomas da gripe?
Geralmente inicia-se com febre, dor muscula, coriza e tosse. Podem também aparecer dor de garganta, dores nas articulações, diarreia e vômitos. Normalmente, tem evolução por tempo limitado, durando de um a quatro dias, mas pode se apresentar na forma grave. Os sintomas são muito semelhantes com os causados pela Covid-19. Por isso, se sentir qualquer um destes sintomas, é importante se isolar o quanto antes e procurar atendimento médico para auxílio na distinção das infecções, com solicitações de exames se necessário.
Qual o tratamento para o paciente infectado?
Para cuidar do paciente infectado por esse subtipo do vírus, recomenda-se o mesmo tratamento para a gripe comum, com sintomáticos. Os casos graves da doença podem precisar de internação, por isso procure seu médico em caso de dúvidas
Quais os cuidados para não pegar?
Para reduzir a transmissão do vírus, o uso de máscaras faciais deve ser mantido, assim como medidas de distanciamento social.
Se tomei vacina contra Covid-19, preciso esperar algum tempo para tomar vacina contra influenza?
Atualmente não é necessário intervalo entre a aplicação de vacina contra Covid-19 (de qualquer
marca) e a vacina contra Influenza.
Quem pode tomar vacina contra influenza?
Qualquer pessoa a partir dos 6 meses de vida pode procurar uma unidade básica de saúde para
vacinar-se. Embora a atual cepa que está predominando (H3N2 Darwin) possa ter apresentado mutações que diminuem a eficácia a vacina atual, quem não se vacinou deve ser vacinado, sobretudo idosos, imunodeprimidos e gestantes, que podem ter um quadro mais grave caso sejam infectados pelo vírus da gripe.
Revacinar-se contra Influenza não traz benefício e não está indicado. A vacina contra a Influenza para a campanha de 2021 tem a cobertura contra determinadas cepas pré-estabelecidas o contra à nova cepa.