Endometriose: entenda a doença

A endometriose é uma doença crônica, em que ocorre uma alteração no funcionamento normal do organismo. As células do tecido que reveste o útero não são expulsas durante a menstruação, se movimentando no sentido oposto e caindo nos ovários ou na cavidade abdominal, local em que voltam a se multiplicar e a sangrar.

A endometriose acomete cerca de 176 milhões de mulheres em idade reprodutiva em todo o mundo, sendo considerada uma das doenças da mulher moderna.

A idade média de diagnóstico é de 27 anos, mas também pode se desenvolver em adolescentes.

Quais são os sintomas da endometriose?
– cólicas menstruais de forte intensidade
– dores durante as relações sexuais
– dor e sangramento intestinais e urinários, principalmente durante a menstruação
– dificuldade de engravidar
– fadiga
– diarreia

Quais são as causas da endometriose?
Ainda não se sabe ao certo as causas da doença, mas alguns fatores podem influenciar no aparecimento da doença, como condições genéticas, problemas no sistema imunológico, hormônios como estrogênio e problemas com o fluxo menstrual.

Como é feito o diagnóstico da doença?
O exame ginecológico clínico é o primeiro passo para o diagnóstico. Mas são necessários também outros exames tanto laboratoriais, quanto de imagem. Em alguns casos pode ser preciso realizar uma biópsia.

Existe tratamento para endometriose?
O tratamento pode variar de acordo com o estágio da doença, idade da paciente e sintomas apresentados. Mulheres mais jovens podem utilizar medicamentos que suspendem a menstruação. Já lesões maiores de endometriose devem ser retiradas cirurgicamente.

Caso a mulher já tenha tido filhos, a retirada dos ovários e do útero pode ser uma possibilidade de tratamento.

A endometriose é uma doença que pode gerar complicações, pois os órgãos na cavidade abdominal e até mesmo outros, como intestino grosso, bexiga e apêndice podem ser afetados. Além disso, existe a chance do aparecimento de um cisto (endometrioma), que compromete a capacidade da mulher engravidar.

É extremamente importante consultar-se regularmente no ginecologista como forma de prevenção e detecção precoce da doença, além de fazer os exames de rotina.

Cuidar da saúde da mulher é essencial em todas as fases da vida!

CATEGORIAS

redes sociais

Mais Posts