Glaucoma: diagnóstico e tratamento

O glaucoma é caracterizado pela lesão do nervo óptico, provocado pelo aumento da pressão ocular. Esse dano resulta na perda gradual da visão periférica, que pode progredir para perda total da visão quando não tratado.

É uma doença que não tem cura, mas que pode ser controlada com os cuidados adequados.

O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Por ser uma doença silenciosa, que não apresenta sintomas na fase inicial, alguns pacientes demoram mais para procurar um oftalmologista.

Fatores de risco:
– pressão ocular elevada
– indivíduos com mais de 40 anos
– histórico familiar de glaucoma
– pacientes com grau alto de miopia

Sintomas:
O glaucoma pode se desenvolver durante meses ou anos, sem apresentar nenhum sintoma. Na fase mais avançada, o indivíduo já está perdendo a visão periférica, tendo dificuldade para enxergar dos lados e pode começar a esbarrar nas coisas.

Diagnóstico:
O diagnóstico precoce do glaucoma é essencial para prevenir danos que podem ser irreversíveis à visão. Fazer exames de rotina dos olhos é fundamental para detectar a doença, como medir a pressão ocular, fazer o exame do nervo óptico e do campo visual e, em alguns casos, exames de imagem. O acompanhamento regular deve ser realizado para monitorar a progressão da doença e ajustar o tratamento.

Tratamento:
Após diagnóstico do glaucoma, o paciente deve ter acompanhamento e tratamento constantes.
O tratamento do glaucoma tem como objetivo reduzir a pressão ocular. As opções de tratamento podem incluir: uso de colírios, procedimentos a laser e cirurgia, além de acompanhamento periódico da pressão ocular e do nervo óptico.

Prevenção:
A forma mais adequada de prevenir o glaucoma é consultar um médico oftalmologista com frequência, pois o glaucoma pode ser controlado com o uso de medicamentos, que impedem o avanço da doença e a perda da visão.

O glaucoma é uma condição ocular séria, que deve ser diagnosticado e tratado precocemente. Com isso, é possível melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Consulte o médico oftalmologista com frequência! Cuide da sua saúde ocular!

CATEGORIAS

redes sociais

Mais Posts